Depois de toda a festa e alvoroço, Kelly terá que vencer mais uma bateria para ser campeão mundialFoto: Joli/Quiksilver
Na manhã desta sexta-feira a ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) admitiu um erro de cálculo em seu ranking que resultou na coroação prematura de Kelly Slater como 11 vezes campeão mundial.
Após vencer a bateria do round 3 no WT de San Francisco, a 11ª etapa do circuito mundial, Kelly foi carregado até o palanque e recebeu o troféu de campeão mundial de 2011 da World Tour. O próprio surfista alertou do possível erro através de sua página no twitter.
“Eu ainda não sou campeão mundial!”, disse Slater após ler um comentário de um usuário no site surfline.com. Em seguida, o surfista se desculpou por anunciar o erro de cálculo para o público antes de falar com a entidade.
“Nosso sistema de ranking é desenhado para resolver empates levando em conta a pontuação no ranking”, disse Renato Hickel, diretor de eventos da ASP. “Kelly (Slater) e Owen (Wright) estavam empatados nos nove melhores dos últimos 11 resultados e o sistema colocou Kelly na frente levando em conta sua pontuação (seeding)...Isso foi um erro e de nossa total responsabilidade”. Completou Hickel.
A uma bateria do título
Para garantir o título mundial, Kelly Slater precisa vencer mais uma bateria em San Francisco, ou caso seja eliminado da competição, o surfista precisa vencer uma bateria na etapa de Pipeline (Havaí) para definitivamente levar o 11° titulo mundial.O analista de surf da ESPN Edinho Leite comentou o ocorrido:
"Slater vai chegar para o próximo round [contra Miguel e Alejo no No Losers] com suas pranchas e o troféu debaixo do braço. Se a ASP e o próprio Slater, calculista como é, dão um escorregão desses imagine como não é para quem apenas gosta de surf ao longe. Mas, como disse Slats no Twitter: “temos muito mais coisas para nos deixar tristes. Honestamente, essa não é uma delas”, respondendo à ASP que confirmava a ele o erro ocorrido. O engraçado é que nem a ASP nem Kelly se ligaram do erro, detectado por sei lá quem, que deveria ser contratado para fazer as contas daqui para frente."
"Bom, para quem duvidava está aí. Kelly Slater vai comemorar pela 12ª vez um título mundial. Dessa vez foi bem mais fácil e rápido do que qualquer um poderia pensar. Afinal, quebrar recordes é com ele."
Kelly Slater trá que pegar mais algumas ondas e vencer uma bateria para levar o título de 2011Crédito da imagem: Joli/Quiksilver
Cenários que definirão o título 2011 da ASP World Tour- Caso Kelly vença uma bateria do Round 4 ou 5 (Apenas vença uma bateria) em São Francisco, ele será campeão.- Caso Kelly seja eliminado da competição em São Francisco, Owen Wright precisa vencer o evento para o título ficar em aberto.-Se a decisão do circuito for para o Havaí, Kelly precisa vencer apenas uma bateria para se garantir como campeão. Caso Kelly seja eliminado logo no início no Havaí, Owen precisaria vencer para continuar na corrida ao título.- Se Kelly for eliminado das duas etapas, e Owen vencer as duas etapas, a decisão do título estaria nas mãos da ASP que calcularia a pontuação dos dois surfistas e efetuaria outros critérios de desempate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário